Frases para Orkut

Obrigado pela visita!!!

domingo, 24 de maio de 2009

RANCHO FOLCLÓRICO E ETNOGRÁFICO ALMA LUSA - IJUÍ - RIO GRANDE DO SUL - BRASIL.


A partir da criação do Centro Cultural Português de Ijuí, os descendentes das famílias portuguesas que o integravam, começaram a sentir, cada vez mais, a necessidade de que, também, os mais jovens luso descendentes pudessem conhecer e cultivar as tradições da pátria de origem de seus antepassados. Surgiu, então, a idéia da formação de um rancho folclórico. O folclore é uma grande paixão do povo português, a maneira pela qual ele mais gosta e expressar suas tradições. Portanto, não poderia faltar um rancho folclórico nas atividades do Centro Cultural Português de Ijuí.

Essa idéia acabou se concretizando no dia 7 de outubro de 1993, com a fundação do “Rancho Folclórico Alma Lusa” (que mais tarde teve o nome alterado para Rancho Folclórico e Etnográfico Alma Lusa), inicialmente sob a direção de Pedro Darci de Oliveira, integrado por jovens membros do Centro Cultural Português.

Fixou-se que o objetivo do grupo seria a pesquisa, cultivo e divulgação do folclore e da etnografia portuguesa, principalmente da Região Autônoma dos Açores, origem da maior parte da comunidade portuguesa radicada na região de Ijuí. O relacionamento direto estabelecido pelos dirigentes desse grupo com os grupos folclóricos de Portugal tem permitido que o Rancho Folclórico e Etnográfico Alma Lusa possa transmitir ao público em geral, nas suas apresentações, o que há de mais fiel ao folclore português.

Anualmente, o grupo é digno representante do folclore português no Encontro das Comunidades Portuguesas e Luso Descendentes do Cone Sul, encontro que a cada ano é sediado em um dos clubes portugueses da Argentina, Uruguai e Brasil (Rio Grande do Sul).O Rancho Folclórico e Etnográfico Alma Lusa tem como padroeira Nossa Senhora do Rosário, por ser essa santa a evocada no dia 7 de outubro (data de fundação do grupo) no calendário litúrgico da Igreja Católica.O trabalho do grupo foi evoluindo e seus estudos passaram a abranger danças, cantares, trajes, instrumentos musicais, utensílios de trabalho, religiosidade, literatura e linguagem popular.
Visite:www.rfealmalusa.org

sábado, 9 de maio de 2009

RANCHO FOLCLÓRICO MEU PAÍS DE MAISONS-ALFORT - PARIS - FRANÇA

O Rancho Folclórico Meu País de Maisons-Alfort é um verdadeiro embaixador da etnografia e do folclore de Fafe pelas Terras de França , tem levado o nome , a história, as tradições , os usos e costumes do Concelho de Fafe.
Organiza anualmente um festival internacional de folclore e diversos outros festivais durante o ano, tendo sido convidado pela Federação Francesa de Folclore a um festival internacional em Pequim na China.
É membro efetivo da Federação de Folclore Português, de onde recebe apoio técnico.

Visite: http://meupais.free.fr/index2.htm


quarta-feira, 6 de maio de 2009

FESTA DAS ROSAS - VILA FRANCA DO LIMA - VIANA DO CASTELO


Todos os anos, no segundo fim de semana do mês de Maio, mês das flores e também mês de Maria, Vila Franca do Lima leva a efeito as suas festas seculares em honra de Nossa Senhora das Rosas. A festa das Rosas é, sem dúvida, uma das mais típicas e tradicionais desta terra
portuguesa.
(8,9, 10 e 11 de Maio de 2009)
Saiba mais em :

*********************
Festa das Rosas - A tradição.